CITT lança o Projecto DIVAGRI (Revenue diversification pathways in Africa through bio-based and circular agricultural innovations – Inovações Agrícolas de Base Biológica)

O Centro de Investigação e Transferência de Tecnologias para o Desenvolvimento Comunitário (CITT) é parte de um consórcio de instituições de investigação, do ensino superior e sector privado que está a implementar o Projecto DIVAGRI (Revenue diversification pathways in Africa through bio-based and circular agricultural innovations) com o objectivo geral de providenciar aos pequenos agricultores e de subsistência, ferramentas para melhorar de forma sustentável a produtividade, os proveitos e a resiliência através de uma gestão melhorada dos recursos da agricultura, diversificação da produção e criação de bioprodutos circulares de alto valor.
Através da Delegação Distrital do CITT de Manica, na Província de Manica, serão testadas e transferidas tecnologias e inovações visando a produção de soluções de base biológica e que possam ser adoptadas pela comunidade com uso de recursos locais e ambientalmente sustentáveis. Serão testados sistemas de consorciação de culturas alimentares e espécies florestais com potencial para a alimentação de gado e melhoramento de solos através da sua incorporação ou produção de adubos orgânicos.
Espera-se que este projecto coloque à disposição das comunidades alternativas de geração de renda a partir do produto primário da agricultura (produção agrícola) e do aproveitamento dos produtos agrícolas e geração de bio-produtos tais como o bio-gás e o bio-carvão. Espera-se também que o projecto coloque à disposição das comunidades tecnologias apropriadas à gestão sustentável da água que gradualmente vai se tornando um recurso escasso.
A implementação deste projecto adoptará uma abordagem participativa através de Comunidades de Práticas e Alianças de Aprendizagem Prática. As Comunidades de Práticas são constituídas pelos beneficiários primários que são os produtores e investigadores envolvidos no projecto e as Alianças de Aprendizagem Prática são constituídas pelas entidades e individualidades que contribuirão para a divulgação dos resultados do projecto bem como o aconselhamento sobre o potencial das tecnologias a serem testadas.

 

WhatsApp Image 2022-04-05 at 12.42.43 PM (1) WhatsApp Image 2022-04-05 at 12.42.43 PM

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.