MCTES e Conselho Municipal de Chimoio lançam o Centro Piloto de Transformação de Resíduos Sólidos em Composto Orgânico

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) através do Centro de Investigação e Transferência de Tecnologias para o Desenvolvimento Comunitário (CITT) e Conselho Municipal de Chimoio lançaram na ultima segunda feira, o Programa de transformação de resíduos sólidos em fertilizantes através da tecnologia de vermicompostagem.
Marcou o lançamento deste Programa a inauguração do Centro Piloto de Produção de Vermicomposto com recurso a resíduos sólidos processados pelos vermes (minhocas). O centro piloto foi estabelecido no mercado Francisco Manyanga vulgo 38, na cidade de Chimoio em parceria com a Venture 37 e da USAID e espera-se na fase inicial produzir 60 toneladas de fertilizante orgânico por cada ciclo de produção que compreende um período de 60 dias.
Na base deste programa, os resíduos sólidos de material orgânico são recolhidos e canalizados para este centro onde com o recurso a acção das minhocas (vermes) são transformados em fertilizantes orgânicos e posteriormente disponibilizados aos produtores de hortícolas no âmbito do programa uma família uma horta que está sendo implementado pelo Município de Chimoio.

Segundo o Presidente do Conselho Municipal de Chimoio, Eng João Ferreira, para além do mercado Francisco Manyanga, o Programa de transformação de resíduos sólidos em fertilizantes abrange também associações que dedicam-se a produção de hortícolas  pois, pretende-se potenciar a cintura verde da cidade de Chimoio assim como, melhorar a gestão dos resíduos sólidos.

Para o MCTES  representado neste acto pelo Delegado do Centro de Investigação e Transferência de Tecnologias de Manica, Dr Norberto Mucave, o Centro ora estabelecido no mercado 38, trata-se de uma experiencia piloto e que pretende-se estender para outros municípios e centros urbanos da província de Manica.

De referir que a tecnologia de vermicompostagem está sendo introduzida no país pelo Centro de Investigação e Transferência de Tecnologias para o Desenvolvimento Comunitário (CITT), como alternativa aos fertilizantes químicos, e é disseminada para os produtores pelas Delegações de CITT de Mandlakazi (Gaza), Caia (Sofala), Manica e Bárue (Manica), Angónia (Tete) e Angoche (Nampula) .

 
imagem03

imagem04

imagem02

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.