Vila do Milénio de Lumbo

A terceira Vila concebida durante o ano de 2007 é a Vila de Lumbo no Bairro de Sanculo – Posto Administrativo de Lumbo no Distrito da Ilha de Moçambique. A vila do Milénio de Lumbo -Sanculo foi lançada no dia 26 de Agosto do ano de 2007 e possui as seguintes caracteristicas:

  • Vila do Milénio Lumbo – Bairro de Sanculo, Área 20 ha
  • População: 4900 pessoas, 580 famílias, 1303 crianças em idade escolar
  • Zona urbana de expansão do Município da Ilha de Moçambique, em loteamento habitacional em parceria com o CDS/MICOA.

O bairro de Sanculo insere-se na zona de expansão do Município da Ilha de Moçambique, estando por isso a beneficiar de um planeamento urbanístico liderado pelo Município e com o apoio do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS/MICOA), com o apoio da Dinamarca no âmbito do projecto Kcidades. Esta planificação esta a ser seguida pelo Governo Distrital de forma a bem enquadrar e aprovara proposta global de loteamento e construção de infra estruturas sócio –económicas. No âmbito das infra estruturas sócio-económicas há que aguardar a afectação de espaço e aprovação do tipo de construções, dado estar se numa fase avançada de uma zona em planificação e numa zona municipal/urbana onde as construções serão feitas em cima de loteamento.

No entanto, e nos 6 000M2 (lotes 146 a 153) aprovados para a instalação do CTTDH e para edificação de infra estruturas ligadas a formação, as TIC´s e outras actividades.

Criação da estrutura de gestão da vila

 

Fazem parte do Comité de Desenvolvimento Local (CDL) os líderes Comunitários e religiosos, presidentes dos grupos/associações, representante/técnico do município e instituições religiosas (Igreja Católica – Escolinha). O Comité criou uma equipa técnica constituída por técnicos dos sectores de Agricultura, Educação, Saúde, Polícia, Turismo, Pesca, ONGs e Agentes/Empresas privadas e outras áreas.

Tomando em consideração que a Vila do Milénio está localizada na faixa costeira susceptível a várias adversidades naturais como ciclones, ventos fortes e Tsunamis (Ondas altas), foi criado um Comité de Gestão de Riscos de Calamidades constituído por 16 membros.

Actores para o desenvolvimento da Vila do Milénio

O trabalho de identificação de actores do desenvolvimento da vila foi feito durante o Diagnóstico Rural Participativo; com a implantação do programa, várias instituições e organizações mostraram o interesse de cooperação nos trabalhos ou intervenções. A seguir é apresentada a lista descritiva dos actores do desenvolvimento da vila do milénio de Sanculo; na lista integra-se a Comunidade Local, as Instituições do Governo, o Conselho Municipal, as Organizações não Governamentais e Empresas privadas.

 

Comunidade – A comunidade da Vila do Milénio é dona das actividades a serem realizadas na Vila, por esta razão a comunidade tem como parceiros as várias instituições sejam do Estado ou Organizações não Governamentais.

 

Governo da Cidade – Nota-se pelas intervenções de vários sectores/serviços com a liderança da Administração da cidade. Importa referir  que já foram indicados os representantes sectoriais que fazem parte da equipa técnica do Comité de Desenvolvimento da Vila do Milénio. O Governo indicou um representante no programa que tem vindo a coordenar as acções numa fase em que o programa se prepara para enviar técnicos residentes na Vila.

 

Município – A Vila encontra-se localizada na área de Jurisdição do Município da Cidade da Ilha de Moçambique, existe dentro da área da Vila uma zona de expansão definida pelo Conselho Municipal na qual o estabelecimento de novas construções deverá seguir as regras do ordenamento territorial.

 

 Organizações não Governamentais (Ongs)

  • Projecto de Gestão da Biodiversidade Marinha e Costeira (projecto do MICOA)- este projecto está a financiar a construção de um posto de  conservação e venda de peixe na zona de Jembeze, proposto pelo Conselho Comunitário de Pesca de Sanculo, para beneficiar directamente 25 elementos.
  • Save The Children – O projecto na sua componente de Extensão Rural distribuiu no ano passado hastes de mandioqueira a vila do milénio, na sua componente de nutrição fez a selecção de dua animadoras a serem treinadas para a educação de mães e mulheres na matéria de saúde e nutrição
  • Grupo de Trabalho Ambiental (GTA) – Este projecto no ano de 2007 forneceu 70 plantas (Acácias e papaieiras) a comunidade da vila do milénio em Sanaculo.

 

Igreja Católica – esta Instituição religiosa construiu uma escolinha na vila do Milénio.

 

Casa dos Polvos – Esta empresa faz a compra de mariscos dos pescadores

 

Casa Morgado – Esta casa está em reabilitação e está em processo a legalização da área costeira incluindo a orla Marítima para fins de agricultura e turismo.

Insumos

A aquisição de produtos ou material pelo programa foi antecedido por um levantamento ou consulta no mês de Outubro aos representantes dos respectivos Sectores ou Serviços da cidade para indicação das necessidades básicas para a cobertura das actividades nos meses de Novembro, Dezembro e Janeiro. A tabela 10 que se segue apresenta os insumos adquiridos de acordo com o plano das necessidades da Vila de Lumbo.

lumbo1