Vila do Milénio de Itoculo

A segunda Vila a ser identificada é a Vila de Itoculo no Distrito de Monapo, Provincia de Nampula. Situa-se no Posto Administrativo de Itoculo.

MapaItoculo

A Vila do Milénio de Itoculo lançada no dia 2 de Setembro de 2009 foi financiada pelo Governo Japonês. Na cerimonia do lançamento estiveram presentes lideres comunitários, membros do governo provincial e local, incluindo parceiros de implementação.

Recursos Humanos

De Setembro ao Outubro a Vila de Itoculo funciona sob gestão de um Coordenador e um extensionista da área de agricultura residente em Itoculo. De referenciar que neste momento a Vila esta sem extensionistas pelo facto dos que tinham sido destacados pelo Governo do Distrito terem abandonado pelo motivo de incompatibilidades salariais e para colmatar este défice foi lançado em Novembro um concurso para preenchimento de vagas.

Coordenação Institucional

As actividades de Coordenação Sectorial são realizadas na sede da Vila de Itoculo que funciona provisoriamente numa das salas da EPC de Itoculo. Como forma de impulsionar e dinamizar o desenvolvimento a coordenação de actividades com Governo de Monapo, SDEJT, SDAE, SDPI, ADPP, DSMAS e o Governo do Posto Administrativo de Itoculo

Durante o mês de Outubro a Vila de Itoculo fez o acompanhamento do lançamento de dois concursos: um para a reconstrução dos escritórios da vila e reabilitação dos anexos, e outro concurso é para a reabilitação das infra-estruturas de educação.

Ligação Vila do Milénio e Comunidades Locais

A Vila do Milénio de Itoculo funciona em estreita colaboração com a comunidade em que se insere através do Chefe do Posto, lideres comunitários, cabos e secretários, representada pela comunidade de: Tequela, Namiro, Muelege, Itoculo-sede (namalima, chama da unidade, mulhauaue, talalane) e Mutiapua. Estas comunidades têm contribuído na resolução de problemas da Vila.

Agricultura

Na área da agricultura foram desenvolvidas as seguintes actividades:

  • Identificação de associações de agricultores locais, tendo sido identificadas 4 Associações locais;
  • Área planificada para a campanha 2009/2010 é de 63.204.6 hectares, dos quais 1.682.7 hectares com sementes disponíveis com um total de 2150 habitantes identificados na Vila do Milénio de Itoculo.itoculo3
  • Procedeu-se o processo de derrube de campo para multiplicação de semente na área de Tequela com uma área de 20 hectares onde prevê-se fazer 2 hectares de feijão nhemba, 2 hectares de milho, 2 hectares de gergelim, 2 hectares de mandioca e 2 hectares de hortícolas. 10 Hectares do referido campo serão confiados a um grupo associado com 30 camponeses Este grupo receberá treinamento sobre preparação de solo, sementeira e aplicação de pesticidas cipermetrina para o combate da praga.
  • Foram realizadas 2 palestras sobre os métodos de conservação de sementes e queimadas descontroladas com uma abrangência de 200 agricultores;
  • Em curso o processo de distribuição dos insumos agrícolas;itoculo2
  • Regista-se morosidade no processo de destroncamento dos arbustos, visto que após o processo de derrube verificou-se que o campo apresenta enormes arbustos, facto que não vai permitir o processo de lavoura. Sendo assim esta em negociação o aluguer de uma máquina do grupo J.F.S que se encontra neste momento a realizar actividades de limpeza do Centro Prisional de Itoculo para agilizar os trabalhos de destronca.

Para o presente ano foram adquiridas e distribuídas 26 toneladas de milho matuba e pan 67, 6 toneladas de feijão nhemba, 1 tonelada de gergelim, 1340 enxadas e 780 catanas.

Educação

A nível da educação, existem na localidade de Nakuka uma ZIPs. A ZIP de Nakuka com 4 escolas. A ZIP de Nakuka sede possui uma Escola Primária Completa e as restantes escolas são primárias do primeiro grau. A escola primária completa de Nakuka matriculou no ano lectivo de 2005, 1612 alunos que foram distribuídos em 13 turmas da 1ª a 7ªclasses.itoculo1

 

Foram adquiridos 2783 cadernos, lápis, réguas, canetas, borrachas, afiadores e pastas para alunos das escolas da Vila de Itoculo e 15 quadros e 5 caixas de giz para as escolas da Vila de Itoculo e que este material não foi distribuído pelo facto dos aluno se encontrarem num período de interrupção das aulas, a distribuição ficou agendada para Janeiro de 2010.

Serviços de Saúde

A localidade de Nakuka possui um posto de saúde aonde trabalham 6 pessoas, sendo um técnico de medicina, um enfermeiro, uma parteira e três activistas. De acordo com o enfermeiro chefe, aquela unidade sanitária tem o estatuto dum centro de saúde tipo 3. Não obstante,

na unidade sanitária são fornecidos os seguintes serviços: consulta pré natal, consultas de planeamento familiar, consultas externas de pediatria, bem como os adultos, vacinação do PAV[1] e assistência a partos. No que diz respeito aos medicamentos, eles são recebidos regularmente, contudo, algumas infra-estruturas do Posto de saúde encontram-se num avançado estado de degradação.

A malária se afigura dentre as doenças mais frequentes e mortais, grupo onde também se destacam as diarreias normalmente associadas ao consumo de água imprópria e as DTS/SIDA[2].

Para esta área assim como as outras áreas estão sendo realizados esforços no sentido de encontrar o pessoal para a ocupação desta vaga, porém, esforços estão sendo feitos no sentido de solicitar à Direcção Distrital de Saúde para identificar uma pessoa que responda por esta área dentro do projecto, mais ainda aguardam resposta.

Foram adquiridas e distribuídas 1250 redes mosquiteiras, com maior prioridade para as mulheres grávidas e para mães com crianças com idades compreendidas entre 0-5 anos de idade.

Acção Social

Nesta área decorreu entre os dias 06 à 09 de Novembro o processo de levantamento de dados relativos aos indivíduos portadores de deficiência e idosos dos bairros abrangidos pelo Programa Vilas do Milénio.

Não há actualmente informação actualizada dispomos referente ao número de idosos, porém está em curso um censo para determinar o número de idosos na vila. Este censo está a ser efectuado pelos profissionais da Direcção Provincial da Mulher e Acção Social – Nampula.

Género

A promoção de género na Vila tem sido feita através da organização da mulher em grupos para a sua capacitação e formação em actividades geradoras de renda na Vila. Foram criados dois grupos/ associações de Mulheres: um dos grupos (constituído por 20 mulheres) irá beneficiar de formação em corte e costura e o outro grupo irá exercer actividades de criação de frangos na Vila.

 Outras Actividades

  • Mobilização da comunidade local para o engajamento no programa e sua execução;
  • Identificação do local para instalação do CTTDH e fornecimento de instalações pelo Governo local;
  • Criação de comité de Gestão da Vila liderado pelo Chefe do Posto de Itoculo;
  • Plantio de 50 árvores de fruta no terreno de CTTDH cedido pelo Governo local;
  • Entrega de 200 enxadas e 100 redes mosquiteiras para mulheres grávidas;
  • Realização de encontros com as comunidades locais com o objectivo de criar alicerces da instalação da Vila no seio da comunidade;
  • Criação da equipa de trabalho coordenada pelo CRCT Norte, composto por três voluntários na perspectiva de se instalar a equipa definitiva da gestão da Vila de Itoculo;
  • Participação das estruturas locais no seminário sobre a descentralização no âmbito do Programa Vilas do Milénio realizado na Ilha de Moçambique;
  • Articulação contínua com o Governo Distrital de Monapo sobre o processo de planificação realizada no Posto Administrativo de Itoculo.
  • Recepção da equipe técnica de implementação da Vila que se deslocou a Vila para fazer o levantamento de dados nas áreas de intervenção da vila, tendo mantido encontros com o Governo Distrital, Serviços Distritais, lideres comunitários, agentes económicos e pessoas influentes da Vila como forma de inteirar se dos problemas e desafios em cada uma das áreas de intervenção do Programa na Vila.

 

[1] PAV – Programa Avançado de Vacinação.

[2]Os casos de Sida são confirmados no centro de saúde da sede do distrito de Monapo porque naquela unidade sanitária não existem meios para a realização de testes do HIV e SIDA