Vila do Milénio de Chitima

Como forma de contribuir para que as comunidades rurais intensifiquem a implementação de acções concretas para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e, consequentemente o desenvolvimento das próprias comunidades, o Centro Regional de Ciência e Tecnologia – Centre (CRCT-C) em parceria com a Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), está a implementar em Chitima, no Distrito de Cahora Bassa a Vila do Milénio de Chitima.

 

O Projecto Vila do Milénio de Chitima, tem como base de intervenção o nível comunitário e está assente nos princípios de: Apropriação, participação, relevância e alinhamento com as prioridades comunitárias locais.

 

O projecto, constitui uma abordagem de desenvolvimento comunitário integrado e acelerado através da transferência da ciência, tecnologia e boas práticas locais com vista a melhoria das condições de vida da comunidade de Chitima rumo ao alcance dos objectivos plasmados no Plano de Desenvolvimento do Distrito de Cahora Bassa e do Programa do Governo através do empoderamento e da participação da comunidade promovendo a contínua consciencialização da comunidade local de que o fim da pobreza começa na comunidade e que o ponto de partida é a própria comunidade. Visa igualmente reforçar a operacionalização do conceito de investimentos baseados na comunidade.

treinamentoProdutoresChitima

Neste sentido, o Centro Regional de Ciência e Tecnologia, ao negociar com a Hidroeléctrica de Cahora Bassa para o estabelecimento da Vila do Milénio de Chitima, priorizou que o projecto seja:

a). Implementado especificamente para melhorar o acesso a alimentos e melhorar a situação nutricional na comunidade de Chitima através do aumento da produção e da produtividade agrícola;

b). Melhorar os meios de subsistência das mulheres e promover o crescimento do seu rendimento;

c). Integrar as questões do género nas escolas assegurando o acesso em grande escala tanto dos rapazes como das raparigas ao ensino primário e subsequentes;

d). Melhorar o acesso aos serviços médicos, com atenção especial à saúde da mulher e da criança e redobrar os esforços na prevenção de HIV e SIDA, malária, tuberculose e outras doenças endémicas e aumentar o acesso aos medicamentos essenciais.

 

  1. Actividades realizadas.

A Vila de Milênio de Chitima foi lançada no dia 18 de Abril de 2011 e no mesmo ano iniciou com actividades de contacto com as comunidades e a formação dos Comités segundo os Pilares, contacto com as instituições do estado e autoridades locais a nível do Distrito para a sua sensibilização.

SalaInformaticaChitima

Olhando para o previsto a quando da concepção do projecto Vila do Milénio de Chitima e dos escassos recursos disponibilizados para a realização de actividades, foram realizadas várias actividades, a destacar as seguintes:

  • Vedação de um espaço duma área de 4ha para as demonstrações e treinamento em diversas tecnologias agrícola;
  • Construção de 3 pavilhões para o treinamento em tecnologias avícolas e implementação de projecto de criação de frangos para a sustentabilidade da vila;
  • Reabilitação de uma sala de treinamento para as comunidades;
  • Aquisição de um tractor agrícola com as respectivas alfaias para o incremento das áreas de produção dos produtores locais;
  • Aquisição de 2 motorizadas para assistência aos Produtores;
  • Aquisição de 2 motobombas para as demonstrações e produção de hortícolas;
  • Realizados diversos treinamentos e demonstrações sobre a avicultura, horticultura, multiplicação de raízes e tubérculos e produção de cereais nas zonas áridas.
  • Construção de infra-estruturas básicas do Centro de Transferência de Tecnologias Para o Desenvolvimento Humanos (CTTDH), nomeadamente: Um bloco administrativo e um edifício composto por uma sala de treinamentos, uma sala de informática, uma sala de internet café, uma sala para a rádio comunitária local, uma biblioteca e uma residência do T2 para o coordenador da vila.AumentoProdutividadeChitima