Gala de Premiação de Inovações e Tecnologias de Agro-processamento
O CITT realizou no dia 23 de Agosto, a Gala de Premiação de Inovações de Agro-processamento, e foram premiadas as melhores inovações identificadas no âmbito do III Concurso Nacional de Inovações para o Desenvolvimento Comunitário, de um universo 252 inovações nas áreas de processamento de cereais, hortícolas, tubérculos, peixes, carnes e frutas, identificadas ao nível nacional. Durante a avaliação do júri, foram apuradas a fase final do concurso 5 inovações e premiadas as 3 melhores classificadas.
Neste contexto, em 1⁰ lugar ficou a máquina de descasque de amendoim, desenvolvida por Sr. Israel Ngonera, da Província de Tete, que levou o prémio no valor de 150.000,00MT, em 2⁰ lugar a tecnologia de papas instantâneas, apresentada pela Sra. Carolina Coana, da Província de Maputo, que recebeu o prémio no valor de 100.000,00MT e em 3⁰ lugar a máquina processadora de mandioca, proposta pelo Sr. Joaquim Gribate, oriundo da província de Niassa, que arrecadou o prémio no valor de 50.000,00MT.
Importa frisar que, o concurso em alusão foi lançado a 12 de Fevereiro de 2024, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Fundação Africana de Serviços de Formação e Gestão (AMTS) e, apoio da Empresa Moçambicana de Seguros (EMOSE), Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) e o Fundo Nacional de Investigação (FNI).
Ademais, como etapas subsequentes prevê-se o melhoramento das inovações, o registo das mesmas no Instituto de Propriedade Industrial (IPI) e o processo de disseminação nas comunidades no âmbito da promoção de iniciativas de desenvolvimento comunitário.