Vila do Milénio de Malua

MapaMalua

A Vila do Milénio de Alto Molócué está localizada no regulado de Malua, na Provincia da Zambézia. É um círculo pertencente à Localidade Vila-Sede do Distrito e é composto por 6 povoados. No Regulado de Malua existem 4 rios periódicos localizados próximo de Malua-Sede, e oferecem boas condições para a criação animal e produção de culturas.

Com financiamento do Governo do Japão, a Vila foi lançada a 02 de Abril de 2009, e conta com uma equipe de 4 extensionistas (agricultura, administração, agua e saneamento e género e HIV/SIDA) e 2 guardas que tem levado a cabo actividades a nível das comunidades locais. Foi administrado um curso de capacitação dos extensionistas (agricultura, administração, água e saneamento) e o Coordenador sobre os conceitos de Vila do Milénio, planificação e gestão comunitária.

A equipe técnica local formou 5 comités comunitários para as áreas de intervenção da Vila (de agricultura, saúde, educação, água e saneamento e género e HIV/SIDA), e que os mesmos integram pessoas influentes da comunidade local, cada comité é constituído 5 elementos da comunidade fazendo um total de 20 elementos integrantes dos 5 comités.

Foi desenvolvido um estudo para a instalação da corrente eléctrica junto do Centro de Transferência de Tecnologias e Desenvolvimento malua3Humano da Vila e para tal foi solicitada a empresa SOTEL que efectuou o estudo e produziu uma cotação, estando em curso a procura de outras duas empresas para procederem o mesmo estudo e produzir outras duas cotações para avaliação final e adjudicação.

 

Água e Saneamento do Meio

Levantamento e identificação de fontes de água para o consumo na Vila onde foram identificadas 2 fontenárias avariadas e 2 em funcionamento, tendo-se se ficado por avaliar o tipo de avarias das duas fontes para se iniciar o processo da sua reabilitação. Neste processo foram identificadas 2 comunidades (Monea e Mucarrupa) sem nenhuma fonte de água. A nível comunitário iniciou-se com campanhas de sensibilização sobre a construção e uso de latrinas nas famílias tendo sido abrangidas 843pessoas e neste processo foram visitadas 30 famílias das quais 15 possuem latrinas construídas com material local e 15 não possuem latrinas

 Saúde

Aquiridas 737 redes mosquiteiras, das quais foram distribuídas 537, e ainda por distribuir 200 redes. Neste processo foram feitas campanhas de sensibilização sobre a prevenção da malária bem como uso correcto das redes mosquiteiras tendo sido abrangidas 843 pessoas em quatro comunidades da Vila.

malua1 malua2

HIV & SIDA

Realizadas campanhas de sensibilização sobre a importância e o uso das redes mosquiteiras, prevenção e combate de HIV/SIDA, aderência das mulheres grávidas nos postos de saúde, importância do registo das crianças e importância da afluência da rapariga na escola, tendo sido beneficiadas 537 pessoas da Vila.