Vila do Milénio de Chibuto

A vila do Milénio de Chibuto, com 3.260 famílias, totalizando um universo de cerca de 13.234 habitantes, distribuídos em quatro bairros A, B, C e D, respectivamente, localiza-se ao longo do vale do Limpopo e tem uma área total de 1057 ha. Tem 4 escolas primárias do grau EP1 distribuídos pelos 4 bairros A, B, C e D.

A população com idade média activa, é composta maioritariamente por mulheres, cuja actividade económica principal é agricultura, sendo os homens virados mais para as minas na vizinha África do Sul.

chibuto1

Figura 2: Sub- Secretário Geral das Nações Unidas cumprimentando os residentes locais a quando da sua visista a Vila do Milénio de Chibuto

A Vila de chibuto, a pioneira do programa no país, foi constituida no âmbito da cooperação entre do Governo de Moçambque (GdM) e as Nações Unidas (NU) num programa conjunto que visa promover o desenvolvimento comunitário e erradicação da pobreza absoluta como objectivo númro um do Programa Quiquenal do Governo (PQG) e dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

A Vila de Chibuto  inclui um Centro de Transferência de Tecnologias e Desenvolvimento Humano (CTTDH) que ocupa uma área de 9ha, uma extensão de terreno cedida pelo Governo local em coordenação com o Conselho Municipal, constituindo a comparticipação do GdM de acordo com a visão conceptual do Programa Vilas do Milénio.

Do ponto de vista Administrativo -Comunitário, a Vila do Milénio de Chibuto está sob tutela de um Líder Comunitário, o Presidente da Aldeia, sendo auxiliado por quatro (4) Secretários dos respectivos Bairrros A, B, C e D.

A vila de Chibuto conta com uma  equipa técnica, que  trabalha nas diversas áreas de intervenção da Vila: Agricultura, Educação, Saúde, Água e Saneamento, HIV/SIDA e Género. Cada uma destas áreas é representada por extensionistas que trabalham sob direcção da Coordenadora Científica em estreita colabaração com os respectivos Serviços Distritais ao nível do Governo Distrital, representando os seus órgãos de tutela.

 

Agricultura

Neste sector de intervençao foi formado um comité de agricultura composto por 750 membros subdividos em três grupos fundamentais: 300 membros para o comité da limpeza dos canais de irrigação, 300 membros para a área produtiva e 150 membros para a limpeza do CTTDH. As actividades são sistematizadas por comissões dce trabalho criadas para o efeito de entre os membros de cada grupo.

Foram adquiridos  insumos agricolas, pestecidas e fertilizantes que foram distribuidos pela população da Vila; também, foi adquirido um tractor MF 440 com tracção as 4 rodas, um atrelado, uma charrua com 3 discos, um sulcador e montado um sistema de tubagem para irrigação com o apoio da motobomba da associação. Foi Também adquirida uma manada de gado bovido composto por 4  cabeças para o fomento e uma charrua para a práctica da tracção animal.

chibuto2

Impacto das actividades desenvolvidas na area de agricultura

Um dos impactosmais fundamentais neste processo é a aquisição de conhecimentos por parte dos camponeses locais na medida em que são assistidos por extensionistas que lhes tem proporcionado conhecimentos e novas técnicas junto dos campo de demonstração e que posteriormente os camponeses implementam as técnicas adquiridas junto das suas machambas individuais.

Com a utilização do tractor na lavoura das suas machambas, os residentes locais afirmam tem ultrapassado um dos maiores constragimentos que minava o desenvolvimento da actividade agrícola na medidad em que actualmente dispões de um máquina lhes ajuda na preparação dos seus campos agrícolas em curto espaço de tempo e que lhes proporciona trabalhar uma maior extensão de terra agrícola do que antes de se beneficiarem do tractor.

Com o aumento das áreas de cultivo, os camponeses tem vindo a optar em ter duas a três culturas no campo subdividindo as áreas para a alocação destas culturas. Com a disponibilidade de várias parcelas dentro das sua áreas de cultivo lhe tem vindo a proporcionar a exiistência de uma parcela na qual produzem hortícolas ciclicamente, sem prejuízo de outras culturas alimentares. Isto lhes permite maiores ganhos de produção e que lhes proporciona uma melhoria na dieta alimentar das sua familias. Para além da produção para o consumo familiar o excedendo é comercializado junto dos mercados locais e o valor que advem deste “negocio” é usado para a compra de outros produtos básicos.

 

Educação

O sector de educação é fundamental e crucial para o sucesso do programa, sendo uma das maiores prioridades dentro das intervenções na comunidade. O programa tem priorizado a capacitação/formação dos residentes locais em matérias de alfabetização/educação de adultos, formação em áreas estratégicas de geração de auto-emprego e rendimentos com vista a  melhoria e desenvolvimento de capacidades, de forma a fortalecer a comunidade local em mão-de-obra qualificada que possa estar ao nível dos desafios do seu dia a dia bem como dos planos e programas de desenvolvimento local. As formações foram levadas a cabo junto com os parceiros locais que interveêm nesta área, tendo como como prioridades os jovens e as mulheres.

Com a instalação da sala de informática no CTTDH muitos residentes tem se beneficiado de aulas de informática e computação, sendo prioridade na primeira fase do curso aos professores das quatro escolas na Vila do Milénio. As crianças da Vila beneficiam-se de computação providenciada pelos computadores do projecto Holle in the Wall.

Um dos maiores desafios do programa neste sector tem a ver com as desistências verificadas principalmente nas mulheres em auldas de alfabetização, que tem como causas fundamentais questões de natureza familiar e de casamento, daqui que algumas mulheres tem sido proibidas a continuar nas aulas pelos seus maridos alegando que elas não tem tempo para aliar o trabalho caseiro e de alfabetização; não sendo esta a razão fundamental, esforços estão sendo levados a cabo no sentido de dar-se a conhecer a importância da escola junto das famílias.

chibuto3

Figuara 5: Jovens em plena Formação em curso de pedreiros

Impacto das actividades desenvolvidas na area de educação

O progrma Vilas do Milénio ainda no seu primeiro ano contribuiu bastante na melhoria das condições de educação na vila de chibuto, desde:

Redução do índice do analfabetismo com a introdução da educação do adulto.

Melhoria do desempenho escolar, principalmente para as crianças órfãs vulneráveis, uma vez que estas receberam material escolar, facto que contribuiu para a motivação deste grupo de crianças.

 

Saúde

Basicamente área da saúde ocupou-e pela divulgação de normas de prevenção das doenças identificadas no estudo de base como as mais frequentes. De uma amostra de 1081 pessoas abordadas durante o estudo sócio – económico realizado na Vila de Chibuto, as doenças citadas como as que mais frequentemente atacam os residentes da Aldeia Samora Machel foram: Malária (95,6%), Diarreia (52,1%), Tosse (29,3%), Dor de Coluna (19,5%), Tuberculose (19,2%) e SIDA (10,1%) e acompanhamento de doentes ora identificados para os cuidados médicos; apenas em Outubro de 2007 se conseguiu reabilitar e operacionalizar a unidade sanitária para cuidados primários no CTTDH, sendo o Hospital Rural de Chibuto o da referência.

chibuto4

 

4.2.4. HIV/Sida e Género

Durante o ano de 2007 na área de HIV/Sida e género foram realizadas actividades específicas tendo sido dado maior enfoque a  componente de educação cívica dos residentes da Vila.

chibuto5Formandos em pleno curso de corte e costura

A realização de visitas domiciliarias às comunidades da vila permitiu a identificação de alguns doentes de SIDA e foram encaminhados aos centros de saúde onde beneficiaram de tratamento e, neste momeno estão fora de perigo.

Homens e mulheres da vila de chibuto já tem conhecimento sobre as medidas de prevenção do HIV/SIDA

Homens e Mulheres da vila de Chibuto já tem consciencia da necessidade de saber do seu estado o mais cedo possível, começando a haver  aderencia ao Gabinete de Testagem Volutária existente na vila.

Água e Saneamento

Um dos maiores problemas que o Distrito tem  é a falta de água potável. Para um universo de 13 mil pessoal apenas 3 fintanários servem para abastecer água potável canalizada, mas sem pressão e que jorra a uma velocidade de 6 minutos para 20 litros, o que corresponde a uma cobertura de cerca de 11%, considerando uma relação de 500 pessoas /fonte.  Os fontanários se situam nos bairros B, C e D e o Bairro A é abastecido por poços a céu aberto, sendo o do CTTDH o único com tampa completamente selada e com uma bomba manual tipo Afridev.

chibuto6Senhoras lavando roupa em tanques da vila

Impacto das actividades de água e saneamento desenvolvidas na vila de chibuto

  • Higiene individual e colectiva melhorada com a intalação de 15 tanques de lavagem de roupa;
  • Eliminação de focos de transmissão de doenças com a realização de jornadas de límpeza na vila e;
  • Melhoria  do abasteciemnto de água na vila com a melhoria da qualidade de água dos poços através da limpeza aos mesmos